segunda-feira, 17 de março de 2008

Os livros da minha vida


Sempre gostei muito de ler.E desde sempre que os livros me fascinam. Sonho com uma biblioteca bem recheada de livros. Talvez por isso esteja tão contente com o meu trabalho.



Um dos primeiros livros que me lembro era as aventuras do ursinho Petzi. Tive alguns livros da colecção, mas sinceramente não sei o que lhes aconteceu. As folhas descolaram-se e perdia-as. Só tenho um dos livros: Petzi agricultor. Era esta aventuras que a minha mãe me comprava sempre que eu ia ao médico. e quando não havia comprava-me outro qualquer.

Aos 11 anos, no inicio da férias do Verão, eu e a minha irmã adoecemos com varicela. lembro-me que a minha mãe me perguntou se eu queria algum livro para ler entretanto e eu disse que sim. Trouxe-me Uma aventura no deserto. ainda não me esqueci da história, talvez por ter sido o livro que li com mais tempo e atenção.

Li muitos outros livros na minha adolescência, obrigada ou não. Ainda comecei a ler o Diário de Anne Frank, mas não o consegui terminar. Gostei d'Os Maias e da Aparição( leitura obrigatória no 12ºano).

Talvez por gostar de ler e de sonhar decidi segui letras e escolhi um curso com muita literatura e História.

Apaixonei-me pela escrita de Rosa Lobato de Faria, aquela senhora de quem eu não gostava por tê-la visto numa novela em que fazia o papel de má (Palavras Cruzadas). Li O prenuncio das águas, Os três casamentos de Camila S., Pássaros de seda, A Trança de Inês, A flor de Sal. Ainda tem mais títulos que ainda não li, mas estou ansiosa.

Outra paixão é Laura Esquível: Li Como água para chocolate e fiquei deliciada. A lei do Amor, Tão veloz como o desejo, Íntimas suculências, O livro das emoções, e Malinche.

Adorei também:Chocolate, O perfume, A Viela da Duquesa, História da gaivota e do gato que a ensinou a voar...

uns anos atrás is todas as semanas ás livrarias. Não comprava só os livros que ia ler, mas também aqueles que queria ler. Por isso grande parte dos livros que eu tenho ainda não os li. Agora evito ir. Então á Fnac que é uma tentação.Só passo á porta. Estou muito desactualizada. Não sei de Novidades. E para além dos livros infantis, estou a ler Anjos e Demónios lá vão mais de 4 meses.

17 comentários:

Anónimo disse...

Partilhamos a mesma paixão pelos livros, eu imagino a minha casa como uma biblioteca gigante. :-)

Os primeiros livros que tive foram de banda desenhada, A TURMA DA MÔNICA, O CHICO BENTO, O TIO PATINHAS, O PATO DONALD, A MARGARIDA. Lia muito os livros do meu irmão e a primeira vez que a minha mãe me deu um livro "a sério" fiquei maravilhada, tenho-lhe tanta estima que está impecável até hoje. Os meus livros estão todos bons, salvo aqueles que emprestei e me riscaram, rasgaram, já para não falar da imensidão deles que nunca mais me devolveram.

Também gostei muito do COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE, é muito especial para mim porque me faz lembrar de ti, da minha amiga Tita. Temos de combinar para voltar a ver o filme juntas.

maria-joão disse...

Ái que vergonha!
Tanto que eu lia e agora...

Isália disse...

se me lembro....fizeste recuar um pouco no tempo...e a anita lembraste?

Cantinho do ponto de cruz disse...

Ola
Eu tb adoro ler, ja la vai o tempo em que eu devorava livros e livros, lembro me de qd era pequena a minha familia dva me os livros da anita... tenho alguns. mas agora n tenho tempo p isso, quem me dera...
Beijinhos
Catarina

Coisas minhas disse...

A minha primeira colecçao tinha 8 livrinhos e cada um tinha duas historias... eu lembro-me que havia umas historias que eu lia e gostava, mas outras lia e as lagrimas caiam-me sempre pela cara (ou era porque alguem morria, ou porque havia um final menos feliz... mesmo lendo os livros imensas vezes chorava sempre...)...
E agora neste momento estou a ler Os Mais, mas o ultimo que eu li com prazer foi o És Meu, cujo autor é a Rita Ferro! Já li entre outros o Diario de Anne Frank, que adorei, a Lua de Joana, que também adorei... e li um que só o li pelo titulo que era: A Ana passou-se (chamo-me Ana!!!), e achei engraçado!!!


Beijinhos

Patricia disse...

Eu também gosto muito de ler, mas são tantas as coisas em que eu me "meto" que a leitura fica relegada para segundo plano.
Um dos livros que li mais rapidamente foi o Código Da Vinci. Devorei-o em três dias uma vez que estava com Escarlatina e não podia sair de casa.

Sónia disse...

Olá...obrigada pelos votos de parabéns...és uma krida...

OLha eu tb adoro ler...e adoro coleccionar livros...adoro ir às feiras do Livro...Tenho muitos livros...mas tempo para ler todos é que não...enfim..
Numa proxima deixo aqui uma lista do que já li e do que ainda quero ler...

Bjinhos..

Lucinda disse...

olá tita, peço imensa desculpa mas só agora pude ler o teu comentário em relação a troca da Páscoa,~já tentei entrar em contacto com a tua parceira a Luisa, se ela nao entrar em contacto comigo ou contigo até amanha, poderás fazer a troca com a Elisabete do blog: ascruzinhasdaelisabete.blogspot.com. amanha ao meio dia ja te digo kalker coisa, como já estamos mesmo em cima do prazo, voces poderão alargar o prazo para trocarem as prendinhas para quando vos der mais jeito. obrigado pela disponibilidade. jinhos

Mónica disse...

Olá miga passei só para te desejar uma Pascoa muito docinha e feliz!!!
Quanto aos livros,eu todos os que compro leio-o ,não resisto...as vezes compro para oferecer e lei-o primeiro...mas não contes a ninguém!!:))
Beijoquinhas grandes!!

Lucinda disse...

olá Marcia, olha a tua parceira não me respondeu, mas a da Elisabete respondeu, por isso, olha fazes a troquinha comigo:), pode ser?, só tem um probleminha, só te vou poder enviar a prendinha na segunda feira. olha manda-me a tua morada po meu email que eu depois mando-te a minha. jinhos e Boa Páscoa:)

conchita disse...

Também gosto muito de ler, li o Perfume e gostei muito, neste momento estou a ler "O Segredo" mas não estou a gostar!!
Beijos e uma boa Pascoa :)

Sol disse...

Confesso que não morro de amores pela leitura!! Também li o "O Perfume" e vi o filme e também gostei!!

Feliz Páscoa

P.S. Espero que o teu estado de espírito esteja melhor!

Cantinho do ponto de cruz disse...

Ola
Boa Pascoa tb p ti e p os teus.
Beijinhos
Catarina

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Adorei o seu comentário.Tem muito bom gosto na escolha dos seus livros.Uma feliz páscoa para voce.bjitos.nile.

Lucinda disse...

Olá passei para te desejar uma boa páscoa e um optimo fim de semana. jinhos

Mena disse...

Olá!
Bela paixão, essa, pelos livros.
Eu já não sei onde arrumar tantos livros! Adoro ler! Já li muitos dos que apontas no teu post.
Boas leituras!
Bj
Mena

Feliz Páscoa!

Anónimo disse...

Boa noite. "Tropecei" com o seu blog (que gostei muito) e "vi-me" retratada nas suas palavras a propósito dos livros.... Eu deixei de frequentar livrarias pois era um sofrimento enorme quando chegava à caixa e tinha que escolher porque todos eles me agradavam.... Enfim... Um dos livros que mais gostei (além de alguns que enumerou) foi o "Vai aonde te leva o coração". Bom fim de semana pois o tempo está bom para leituras
Ana