quarta-feira, 14 de novembro de 2007



Iniciei esta semana o meu novo horário. A parte da manhã é destinada às bibliotecas, e a parte da tarde ao apoio ao estudo e outros. Comecei pela hora do conto a uma turma de 1º ano.
Li o conto "Toca que toca, Dança que dança". É uma história tradicional que foi adaptada por António Torrado. Não sei se conhecem a História.
É a história de três irmãos pastores, o mais velho e o do meio eram trombudos e antipáticos, e o mais novo, o Timóteo, era muito simpático, e gostava de tocar a sua gaitinha coisa que os irmãos não gostavam. Um dia encontraram uma velhinha que andava a apanhar ervas para os coelhos. os dois irmãos mais velhos passaram e não ligaram á velha, mas o mais novo falou-lhe e ainda lhe disse onde havia boa erva. no dia seguinte, tomando os mesmo caminho ouviram gritos de socorro. os dois irmão mais velhos passaram e foram andando e o mais novo correu ao socorro de quem gritou. Era a velha que tinha caído num buraco. Timóteo ajudou-a mas deixou cair a sua gaitinha para o buraco. A velha agradecida ofereceu-lhe um pifaro, que ao tira~lo da sacola disse umas rezas. O certo é que Timóteo começou a tocar e as ovelhas, os cabritos , os cães começaram a dançar. Um certo dia foram á feira. os três irmão voltaram a encontrar a velha que lhes perguntou o que levavam no cesto. o mais velho que levava maças disse que levava ratos,"pois que em ratos se transformem" disse a velha: o irmão do meio que levava pêras disse que levava corvos, e em corvos se transformaram. o Timóteo disse que levava uvas e a velha disse que as uvas haviam de ser tão doces quanto o seu coração. As uvas de Timóteo foram vendidas depressa. então ele começou a tocar o seu pifaro na altura em que ia a passar um comerciante com vidros e louças.O certo é que se partiu tudo. o comerciante levou então Timóteo diante do juiz, que lhe ordenou que tocasse. Ele assim o fez e toda a gente começou a dançar, até a mãe do juiz que já havia dez anos que estava na cama. É nesta altura que chega o rei, a rainha e a princesa que vinham fugidos da guerra. Então Timóteo vai para batalha e começa a tocar, e o exército inimigo começou a dançar e acabaram por fugir, pois não aguentavam a dor nos pés de tanta dançar. O exercito comandado por Timóteo não dançou, pois levavam bolotas a tapar os ouvidos. Timóteo como recompensa casou com a princesa, e guardou o seu pifaro mágico num cofre.
Depois de contar a história fiz perguntas aos meninos para ver se eles entenderam a história. comecei no inicio passo a passo até que houve um miudo que me disse assim. " A cota caiu no buraco." A professora e eu começamos a olhar uma para o outra a tentar entender o que o miudo tinha dito.

5 comentários:

maria-joão disse...

Não conhecia a história e adorei. Eu ia sempre ás ervas para os coelhos com a minha avó. Gostava de voltar a ir.

A Lei da Rolha disse...

É uma estória muito bonita, sem duvida!
Os miudos de hoje têm um dialecto muito diferente, compreendem muito mal o significado das coisas escritas de antigamente!
bfs

Isália disse...

:p MEU DEUS... O QUE ME ESPERA...

Sol disse...

Não conhecia essa história e gostei muito. "Cota" é uma palavra tão feia, na minha opinião!

Bom fim-de-semana

Patricia disse...

Não conhecia a história...