quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bullying?


"Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma."
Cada vez mais se verifica esta situação, e eu que trabalho numa escola assisto muitas vezes a situações destas. Porque se é gorda, porque se usa óculos é-se "caixa de óculos" , porque se é baixa é minorca,se é alta é girafa, sem falar em raça ou nacionalidade... enfim, um descrever de situações.
É em tenra idade que se deve moldar o carácter. Deve-se ensinar que somos todos iguais, todos temos as mesmas necessidades, que todos temos sentimentos, apesar de ao mesmo tempo sermos diferentes.

4 comentários:

maria-joão disse...

"Valentões"? Ou diria antes parvalhões e sem respeito por ninguem incluindo a si próprios.

conchita disse...

Infelizmente sempre existiu esse tipo de situações, e a culpa é dos pais que não dão educação aos filhos!!
Boa semana :)

Isália disse...

sim, realmente este tema é uma realidade. eu nunca fui alvo destas situações, mas tenho amigos que foram,mas ainda não sabiamos o que era e muito menos que era chamado de bullying. durante o meu tempo de escola nunca fui alertada nem informada sobre este assunto, por isso hj em dia acho bem que se formem os miudos para terem força para fazerem frente a esses valentões/parvalhoes...

Patricia disse...

Eu concordo com a Conchita, o problema é dos pais: ou porque nao educam como deve ser ou porque não repreendem na altura adequada!